A primeira etapa no desenvolvimento de softwares é uma das mais importantes no processo é o levantamento de requisitos do cliente.
É o momento de analisar quais as necessidades e qual o objetivo de desenvolver determinado software. Para isso, é preciso saber quais as demandas do cliente e os quais resultados ele espera alcançar com aquele produto.
Depois que se conhece o porquê do software, o próximo passo é começar a especificar como ele será feito. Nesse sentido, é feita a escolha das tecnologias que serão utilizadas no desenvolvimento do software e a equipe para o trabalho.
A próxima etapa é a metodologia em que o processo de desenvolvimento de software ocorrerá. As metodologias ágeis são as mais utilizadas por proporcionar uma melhor dinâmica entre a equipe e maior qualidade no andamento do produto. Outro fato nas metodologias ágeis é o fator de entrega parcial para o cliente. Nesse sentido, cada etapa finalizada já é apresentada ao cliente para avaliação e feedback.
Dentro desta etapa também se define a arquitetura de funcionamento do sistema. Dentro da arquitetura serão representados os componentes requisitados. Isso servirá como um mapa ao longo de todo o processo de construção do software. Assim, é assegurado que o programa seja executado de maneira correta e segura, cumprindo aquilo que foi proposto nas especificações.
Os testes são executados com o intuito de verificar cada funcionalidade dentro do software. Isso pode ser feito tanto de forma automatizada como por um testador. Desse modo, cada item é testado levando em consideração condições diversas de utilização do produto dentro de cada especificação de requisitos. Assim, pode-se encontrar erros e informações relevantes para o comportamento do sistema. Dessa forma, as tarefas podem ser redirecionadas e os erros podem ser corrigidos.
Depois de passar por todas as etapas anteriores e garantir que o software alcançou os resultados esperados, ele está pronto para a utilização.
É importante que nessa etapa, o cliente esteja integrado e adaptado com o software, para ter a melhor experiência com o produto possível. Para isso, a equipe pode fornecer treinamentos ou até mesmo disponibilizar um tutorial no próprio software.